Arduino Inventor - Saiba Mais

O que é?

Mais uma plataforma criada pela Serial Link, exclusivamente para você integrar o seu Arduino UNO ou Arduino MEGA na Internet através do Arduino Ethernet Shield.

O Arduino Inventor vai cuidar de todos detalhes técnicos para você, inclusive a montagem do HTML, código do Arduino e layout da Página de Controle.

Você poderá criar comandos de acionamento de dispositivos, de leitura de sensores e de também controles PWM, tudo pela Internet!

Onde quer que você esteja no Mundo, poderá controlar seu Arduino!

Tudo isso efetuando alguns cliques no site da Serial Link. Em pouco tempo você terá sua Página de Controle, personalizada do seu jeito, acionando o seu Arduino!

Tela da Página de Controle do "Projeto Piloto"
Arduino Inventor - Projeto Piloto

Como funciona?

De forma resumida, o cliente liga o Arduino na Internet, através de um Roteador, e cria seu Projeto do Arduino Inventor no site da Serial Link.

Não precisa configurar nada no Roteador! Não precisa ficar configurando túneis, nem redirecionamento de portas! É só ligar o Arduino no Roteador e sair usando!

Nosso sistema cria uma chave exclusiva, criptografada e única para seu projeto. Também cria um código para você carregar no seu Arduino, já com a chave exclusiva preenchida, tudo pronto!

Com o código carregado no Arduino, é só conectar no site da Serial Link e começar a automatizar as coisas!

Não é necessário conhecimento em programação, pois o Arduino Inventor da Serial Link gerará todo código Arduino necessário para você se preocupar apenas com a configuração da Página de Controle!

O que é a Página de Controle?

Conforme vimos na imagem do primeiro tópico, se trata de uma página com controles especiais, entre eles botões, sliders etc; e que estão diretamentes conectados com o seu Arduino, pela Internet, através da chave criptografada de controle.

Dessa forma, ao carregar a Página de Controle, você estará buscando as informações diretamente do seu Arduino, em tempo real.

Indo além, ao clicar em algum botão da Página de Controle, você estará enviando comandos diretamente para seu Arduino, também em tempo real!

O que é e como gerar a Chave Criptografada?

A Chave Criptografada Exclusiva de Controle é uma string de 44 caracteres que compõem um código, necessário para o site do Arduino Inventor "achar" seu Arduino na Internet. E vice-versa, pois seu Arduino precisa de um identificador único para autorizar seu acesso no site! Em resumo, essa chave serve como um Identificador Universal, único e exclusivo, do seu Arduino na Internet!

Você pode gerar uma Chave Criptografada na hora de publicar seu Projeto. Quando todas as configurações dos controles da Página de Controle estiverem prontas, e for a hora de testar a comunicação com o Arduino, você clicará no botão "Publicar Projeto", e a chave será gerada automaticamente; bem como o código necessário para carregar no seu Arduino.

Como funciona o Código Automático gerado para o Arduino?

Ao criar um Projeto no site do Arduino Inventor, você configura botões e controles especiais que aparecerão na sua Página de Controle. Ao terminar, você precisa publicar seu Projeto para que um código automático seja gerado para você carregar no seu Arduino.

Esse Código Automático nada mais é senão um sketch do Arduino, utilizado no ambiente do "Arduino IDE" e carregado na placa do Arduino. Isso significa que você precisa apenas "copiar-e-colar" o código gerado dentro do seu "Arduino IDE" e clicar no botão "Carregar" (ou navegar no menu Arquivo->Carregar).

Qual material vou precisar?

O material necessário é bem simples, conforme segue a lista de componentes que vamos precisar:

  • 1x Arduino UNO ou Arduino MEGA
  • 1x Arduino Ethernet Shield
  • 1x Cabo USB
  • 1x Cabo de Rede RJ45
  • 1x Roteador de Rede (Conectado na Internet, através de um Modem, 3G etc.)
  • 1x Computador (PC, Notebook, Tablet, SmartPhone etc, para acessar o site da Serial Link)

Acesso à Internet.

É necessário conhecimento prévio?

NÃO é necessário conhecimento em programação!

É necessário apenas um conhecimento básico de tecnologia. É importante ter noções em configurações de rede de computadores, de ligação do Arduino via USB; e também da instalação do "Arduino IDE", Drivers do Windows, essas coisas.

Como efetuar as ligações?

  1. Primeiro conecte o Arduino Ethernet Shield no Arduino UNO ou Arduino MEGA, conforme foto:
    Ligando Ethernet Shield no Arduino UNO
  2. Conecte então o Arduino Ethernet Shield no Roteador de Rede, utilizando o Cabo RJ45
    Ligando Ethernet Shield no Arduino UNO
  3. Aproveite e já conecte o Cabo USB no Computador para carregar a programação.
    Posteriormente pode ser ligado em uma fonte de 5V
  4. Pronto!

Posso ligar meu Arduino Ethernet Shield direto no Computador?

Apesar de ser possível tal ligação, não é viável, pois o Arduino dessa forma fica sem conexão para Internet. Apenas um usuário avançado sabe fazer tais ligações e não é o foco deste documento.

Como carregar o Código Automático?

Para tal tarefa, primeiro você precisa acessar o site arduino.cc e baixar o pacote chamado "Arduino Software IDE".

Proceda para a área de downloads do site para baixar a versão certa para seu Computador.

Vide: Instalando Arduino - Guia Completo, por Renato Aloi, para maiores informações.

Instalado o "Arduino IDE", execute, copie o Código Automático, gerado pelo Arduino Inventor, cole na área de texto de um sketch novo (vazio); e carregue o código, clicando no botão na barra de tarefas, conforme imagem abaixo:
Carregando Código no Arduino UNO